Em 01/05: JOHANN JAKOB BALMER

Aniversariante em 01/05: JOHANN JAKOB BALMER
★01/05/1825 †12/03/1898

Johann Jakob Balmer foi um físico e matemático suíço. Seu nome é particularmente conhecido pela descoberta da fórmula que determina o comprimento das linhas espectrais do hidrogênio atômico, em 1848.

A série Balmer ou linhas de Balmer em física atômica, é a designação de um de um conjunto de seis séries nomeadas que descrevem as emissões de linhas espectrais do átomo de hidrogênio. A série Balmer é calculada utilizando a fórmula Balmer, uma equação empírica descoberta em 1885.

O espectro de luz visível a partir exibe hidrogênio quatro comprimentos de onda, 410 nm, 434 nm, 486 nm e 656 nm, que correspondem às emissões de fótons por elétrons em estados excitados em transição para o nível quântico descrito pelo número quântico principal n é igual a 2. Há também um certo número de linhas de Balmer ultravioleta com comprimentos de onda mais curtos do que 400 nm

Os espectros de linhas dos elementos foram estudados sistematicamente a partir dos últimas décadas do século XIX. Foi verificado que as linhas tendem a se agrupar em séries. As linhas numa dada série tendem a se aproximar cada vez mais quando o comprimento de onda diminui, tendendo para uma determinado valor lambda limite chamado limite da série.

No caso do hidrogênio – o mais leve dos elementos, portanto presumivelmente o mais simples dos átomos – uma primeira série foi identificada na parte visível do espectro em 1885 por Balmer.

O Hidrogênio só emite/absorve quatro comprimentos de onda no visível.

R é a constante de Rydberg

R is the Rydberg constant

As quatro raias do espectro visível do hidrogênio. Cada raia é identificada por sua cor, seu nome, seu comprimento de onda em Ängstroms e um número inteiro n.