Em 03/05: STEVEN WEINBERG

★03/05/1933
Físico nuclear americano que recebeu em 1979 o Nobel de Física, por seu trabalho de unificação de duas forças fundamentais da Natureza (o eletromagnetismo e a força fraca, através da formulação da teoria da força eletrofraca), em conjunto com os seus colegas Abdus Salam e Sheldon Glashow.
Força nuclear fraca ou interação fraca é uma das quatro forças fundamentais da natureza. É comumente vista no decaimento beta relacionado a radiação. Ela afeta todos os léptons e quarks. É mediada pelos bósons W e Z. A força nuclear fraca (ou simplesmente força fraca) é a força que cinde as partículas. O Modelo padrão da física de partículas, desenvolvido em 1968 por Sheldon Glashow, Abdus Salam e Steven Weinberg, descreve a interação eletromagnética e a interação fraca como dois aspectos diferentes de uma mesma interação eletrofraca.

STEVEN WEINBERG Por ele mesmo
Nasci em 1933 em Nova York, filho de Frederick e Eva Weinberg. Minha inclinação inicial para a ciência recebeu incentivo de meu pai e, quando eu tinha 15 ou 16 anos, meus interesses estavam focados na física teórica.

Eu me formei em Cornell em 1954 e depois passei um ano de estudos de graduação no Instituto de Física Teórica de Copenhague (agora o Niels Bohr Institute). Lá, com a ajuda de David Frisch e Gunnar Källén. Comecei a pesquisar em física. Voltei então aos EUA para concluir meus estudos de pós-graduação em Princeton. Minha tese de doutorado, com Sam Treiman como orientador, foi sobre a aplicação da teoria da renormalização aos efeitos de interações fortes em processos de interação fracos.

Depois de receber meu Ph.D. em 1957, trabalhei em Columbia e depois de 1959 a 1966 em Berkeley. Minha pesquisa nesse período foi sobre uma ampla variedade de tópicos – comportamento de alta energia dos gráficos de Feynman, correntes fracas de interação de segunda classe, simetrias quebradas, teoria de espalhamento, física dos múons etc. – tópicos escolhidos em muitos casos porque eu estava tentando ensinar eu alguma área da física. Meu interesse ativo em astrofísica data de 1961-62; Escrevi alguns artigos sobre a população cósmica de neutrinos e comecei a escrever um livro, Gravitação e Cosmologia, que foi concluído em 1971. No final de 1965, comecei meu trabalho sobre álgebra atual e a aplicação a fortes interações da idéia de quebra de simetria espontânea.

De 1966 a 1969, de Berkeley, fui professor de Loeb em Harvard e depois professor visitante no M.I.T. Em 1969, aceitei um cargo de professor no Departamento de Física da M.I.T., então presidido por Viki Weisskopf. Foi enquanto eu era visitante da M.I.T. em 1967, meu trabalho sobre simetrias quebradas, álgebra atual e teoria da renormalização se voltou na direção da unificação de interações eletromagnéticas e fracas. Em 1973, quando Julian Schwinger deixou Harvard, fui oferecido e aceitei sua cadeira como professor de Física de Higgins, juntamente com uma nomeação como cientista sênior no Observatório Astrofísico Smithsonian.

Meu trabalho durante a década de 1970 se preocupou principalmente com as implicações da teoria unificada das interações eletromagnéticas e fracas, com o desenvolvimento da teoria relacionada às interações fortes conhecida como cromodinâmica quântica e com os passos em direção à unificação de todas as interações.

Em 1982, mudei-me para os departamentos de física e astronomia da Universidade do Texas em Austin, como Josey Regental Professor of Science. Eu conheci minha esposa Louise quando éramos estudantes de graduação em Cornell e nos casamos em 1954. Ela agora é professora de direito. Nossa filha Elizabeth nasceu em Berkeley em 1963.

PENSAMENTOS

“Esta é uma das grandes funções sociais da Ciência – libertar as pessoas da superstição.”

“Religião é um insulto à dignidade humana. Com ou sem religião, teríamos pessoas boas fazendo coisas boas e pessoas más fazendo coisas más. Mas para pessoas boas fazerem coisas más, basta que tenham uma religião.”

“As pessoas religiosas têm se confrontado há milênios com a teodiceia, o problema colocado pela existência do sofrimento em um mundo que é suposto ser governado por um Deus bom. Elas têm encontrado soluções engenhosas em termos de vários supostos planos divinos. Eu não vou tentar argumentar com estas soluções, e muito adicionar a minha própria. A memória do Holocausto me deixa insensível às tentativas de justificar os caminhos de Deus para o homem. Se há um Deus que tem planos especiais para os seres humanos, então ele faz um grande esforço para esconder sua preocupação conosco. Para mim, parece indelicado, se não ímpio, incomodar um Deus com as nossas orações. “

• Steven Weinberg, Sonhos de uma teoria final

LEIA:

05.03-STEVEN WEINBERG
Steven Weinberg

baby icon Born 3 May 1933. quotes button quotes
American nuclear physicist who shared the 1979 Nobel Prize for Physics (with Sheldon Lee Glashow and Abdus Salam) for work in formulating the electroweak theory, which explains the unity of electromagnetism with the weak nuclear force.
book icon The First Three Minutes: A Modern View of the Origin of the Universe, by Steven Weinberg. – book suggestion.
booklist icon BAniversariante em 03/05: STEVEN WEINBERG
★03/05/1933
“Esta é uma das grandes funções sociais da ciência – libertar as pessoas da superstição.”

PENSAMENTOS

• Steven Weinberg, Sonhos de uma teoria final

LEIA:
eBooks para download:
http://avaxsearch.com/avaxhome_search?q=Steven+Weinberg&a=&commit=Search&c=&l=&sort_by=ooklist for Steven Weinberg.